Simbolo de fertilidade

12-10-2010 18:51

 

Deuses da fertilidade

Devido a clara importância da terra no início da vida coletiva humana, especialmente na Antiguidade, e da reprodução quase que obrigatória devido a alta taxa de mortalidade, o termo fertilidade está sempre associado a uma figura divina, na maioria uma figura feminina, complementando a indicação do dever da gestação feminina.

 

Olho de Hórus ou 'Udyat' é um símbolo, proveniente do Egito Antigo, que significa Proteção e Poder, relacionado à divindade Hórus. Era um dos mais poderosos e mais usados amuletos no Egito em todas as épocas.

 

Osirís

Osíris (Ausar em egípcio) era um deus da mitologia egípcia, associado à vegetação e a vida no Além.Marido de Ísis e pai de Hórus, era ele quem julgava os mortos na "Sala das Duas Verdades", onde se procedia à pesagem do coração ou psicostasia.Osíris, é sem dúvida o deus mais conhecido do Antigo Egipto, devido ao grande número de templos que lhe foram dedicados por todo o país; porém, os seus começos foram os de qualquer divindade local,e é também um deus que julgava a alma dos egípcios se eles iam para o paraíso (lugar onde só há fartura).