Simbologia ocultismo

12-10-2010 16:51

 

 

A Estrela do Caos (também chamada 'caosfera' por alguns praticantes) é o simbolo mais popular na Magia do Caos, outras variantes também existem.

 

 

 

O Olho da Providência ou olho de horus olho que tudo ve. 

  

 Pode envolver temas como magia(alternativamente escrito e definido como magick), alquimia , percepção extrassensorial, astrologia, espiritualismo, lithomancia e anumerologia.

Há muitas vezes, uma forte componente religiosa com estes estudos e crenças, e muitos ocultistas aderem as religiões como gnoticismo, hermetismo, luciferianismo, thelema, e o neopanismo.

 

   

Maçonaria 

Segundo Albert Pike, Grande Comandante da Jurisdição do Sul do R.E.A.A entre 1859 e 1891, os Símbolos Maçônicos "ocultam" e não revelam os seus ensinamentos, importando revelar somente ao iniciado, e dependendo do grau em que se encontra, o nível de revelação; não sendo entretanto uma opinião compartilhada por muitos maçons. No seu livro, Moral e Dogma, este aponta os ensinamentos que devem ser apresentados ao grau de Mestre Secreto:

Se tiver sido desapontado com os três primeiros graus, como você recebeu... os símbolos são explicados de forma imperfeita ... e para o intelecto e necessidades do aluno e iniciado, que eles vieram a nós a partir de um período que foram utilizados símbolos, e não para revelar, mas para esconder.

  

Esquadro, compasso e letra G da simbologia Maçónica

 

Paganismo, é um termo usado para se referir a várias religiões não Judaico-cristãs, no entanto, existem várias definições entre diferentes religiões entre o que pode realmente ser definido como sendo paganismo, sem consenso quanto ao que é correto.[2] Um grupo mantém o paganismo como um termo que inclui todas as religiões não-abraâmicas.

satanismo

 Bandeira do satanismo.

  

Suástica

       A suástica ou cruz gamada é um símbolo místico encontrado em muitas culturas em tempos diferentes, dos índios Hopi aos Astecas, dos Celtas aos Budistas, dos Gregos aos Hindus.

 

 

 

 

Mapas do metrô de Taipei, onde a suástica-esquerda representa os templos, junto à cruz que indica igrejas cristãs.

 

 

Teosofia

 

 

Brasão da Sociedade Teosófica.

Baseada nos ensinamentos de Helena Petrovna Blavatski e seguidores como o Rev. Charles Webster Leadbeater, no corpo doutrinário denominado Teosofia, a Sociedade Teosófica, fundada na segunda metade do Século XIX, trazia a suástica no topo do seu emblema, marcando desta forma sua influência no hinduísmo e outras ideias orientais.

O mais curioso deste selo (criado em 1875), é que a suástica encontra-se acima da Estrela de Davi, símbolo associado ao judaísmo.

 

 

 

emblema da Seicho-No-Ie.

A doutrina-filosófica sincrética Seicho-No-Ie, fundada na primeira metade do século XX pelo japonês Masaharu Taniguchi, trouxe a suástica como um dos seus símbolos. A suástica ali utilizada está mais para a Cruz do Sol nórdica que para o símbolo budista.

 

Umbanda é uma religião formada dentro da cultura religiosa brasileira que sincretiza vários elementos, inclusive de outras religiões como o catolicismo, o espiritismo e as religiões afro-brasileiras.

A Umbanda tem como lugar de culto o templo, terreiro ou Centro, que é o local onde os Umbandistas se encontram para realização do culto aos orixás e dos seus guias, que na Umbanda se denominam giras.O chefe do culto no Centro é o Sacerdote ou Sacerdotisa (pode ser Babá, Zelador, Dirigiente, Diretor(a) de culto, Mestre(a), sempre dependendo da forma escolhida por cada casa). São os médiuns mais experientes e com maior conhecimento, normalmente fundadores do terreiro

Avental maçónico